Como escolher mesa de cabeceira?

Como escolher mesa de cabeceira?

Já parou para pensar como uma mesa de cabeceira pode ser útil em seu quarto? Então, que tal algumas dicas para escolher o móvel certo?

Se tem uma coisa útil e funcional para um quarto, essa coisa é a mesa de cabeceira. “Ah, mas não é apenas um móvel a mais no cômodo?”. Então, diz para a gente: onde você apoia o seu celular durante a noite? Ficou sem resposta? Então, você já descobriu uma das diversas utilidades de uma mesa de cabeceira.

O móvel pode ser pequeno e, geralmente, não faz parte da lista de móveis importantes para um quarto. Mas ninguém pode negar que ele faz toda a diferença para a decoração e funcionalidade do ambiente.

Mas, a maior questão ainda está por vir: como escolher uma boa mesa de cabeceira? O mercado está repleto de opções, e isso é fato! Por isso, para dar aquela “mãozinha”, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber para escolher a opção certeira para o seu quarto.

Por que ter uma mesa de cabeceira?

Bom, as linhas iniciais certamente já te fizeram mudar um pouco da sua visão sobre as mesas de cabeceira. Entretanto, não podemos deixar de citar alguns dos principais motivos que tornam a mesa de cabeceira um móvel essencial para o seu quarto. Então, podemos dizer que a mesa de cabeceira garante:

  • Praticidade para o dia a dia;
  • Beleza e elegância ao ambiente;
  • Ótimo custo-benefício;
  • Possibilidade de personalização de acordo com estilo do quarto.

E como fazer a escolha certa?

A sua escolha pode ser feita considerando um ou mais quesitos.

A cor da mesa de cabeceira

Sim, podemos encontrar o móvel em uma grande variedade de cores. Apesar de ser algo bastante positivo, o fato pode te deixar em uma tremenda dúvida, afinal, qual opção escolher?

Bom, a dica para fazer uma escolha certeira é observar a paleta de cores que predomina o ambiente. Com essa análise feita, você pode escolher uma opção que siga, por exemplo, o branco das paredes. Mas você também pode optar por uma opção completamente oposta do que já existe, criando um contraste na decoração.

Ou o design do móvel

A escolha do design da mesa de cabeceira está totalmente relacionada ao estilo decorativo do seu quarto. Se estamos falando de um ambiente mais clássico, as mesinhas padrões, geralmente quadradas e na altura do colchão, são as melhores.

Agora, se estamos falando de um estilo mais moderno, as mesas com linhas retas, sem exageros ou elementos decorativos pode ser uma escolha certeira. Afinal, nesta linha, menos é mais.

Mas se você adora um estilo mais vintage, as opções retrô com os clássicos pés palitos será a escolha certa!

Não esqueça da altura e tamanho da mesa de cabeceira

Vamos falar de um ponto muito importante: a altura e tamanho da mesa. O ideal é que o móvel tenha a mesma altura do colchão. Assim, você poderá ter acesso à mesma com extrema facilidade mesmo enquanto está deitado. Normalmente, essa medida se resume a 55 centímetros.

Entretanto, alguns modelos mais modernos são encontrados em alturas diferentes, podendo serem mais altas ou mais baixas do que o “padrão”. Mas, o que importa é que o móvel possa ser alcançado por alguém que está na cama.

Em relação ao tamanho, tudo dependerá das medidas do quarto. É importante lembrar que, além de bonita, a mesinha tem o objetivo de ser funcional. Por isso, ela não pode atrapalhar ou impedir que você se sente ou levante na cama, ou, ainda, bloquear a passagem.

E para o quarto do casal?

Uma dúvida bastante comum é no momento da escolha da mesa de cabeceira para o quarto do casal. Será que deve-se comprar um móvel igual ou diferente? Bom, a resposta é: depende.

Os modelos iguais podem ser certeiros para os quartos mais clássicos e com estilo conservador. Mas para quem busca por modernidade, modelos diferentes podem trazer certa personalidade ao cômodo.

Você pode escolher, por exemplo, um móvel de madeira e outro com detalhes espelhados. Não existe certo ou errado, mas é sempre bom lembrar: a harmonia entre as peças, por mais que sejam diferentes, é algo importante.

Bônus: Inspiração para a escolha da mesa de cabeceira

Enfim, depois dessas dicas, escolher a sua mesa de cabeceira não será mais um problema! E, já que você chegou até aqui, que tal algumas inspirações? Confira as imagens e escolha a sua preferida!

Mesa de cabeceira de madeira maciça

mesa de cabeceira

Mesinha espelhada

mesinha de cabeceira

Mesa de cabeceira estilo industrial

mesa de cabeceira

FONTE

8 dicas para acertar na escolha da mesa de cabeceira. Revista Casa e Jardim. Consultado em 23 de março de 2022.

Cristian Diehl Cristian DiehlCristian Diehl é formado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda na FAG de Toledo/PR. Trabalhou em várias agências de marketing e tem um viés de design muito bem qualificado. No ano de 2016 uniu sua paixão pelo design com a criação de móveis exclusivos, e junto com seu sócio fundaram a Móveis Gruber.

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades