Como fazer decoração rústica?

Como fazer decoração rústica?

Se você está buscando aconchego e estilo em um só lugar, a decoração rústica pode ser perfeita para a sua casa! Venha saber como fazer essa decoração em sua casa.

Se buscarmos o significado da palavra rústico”, encontraremos a relação com o que é do campo, da zona rural, mas também com o que é simples, rude ou sem acabamento. 

Porém, se engana quem pensa que a decoração rústica é rude ou que não possui acabamentos, ainda que ela busque, sim, um estilo casual e mais simples, leve e descomplicado. 

Muitas vezes, esse estilo de decoração rústico tem um aspecto mais campestre, que conta uma história a cada móvel ou peça de decoração inserida no ambiente. As formas são mais cruas e imperfeitas propositalmente. 

Mas não é mais só em casas de campo ou fazendas que nós encontramos a decoração rústica. Portanto, é fácil garantir esse aconchego e acolhimento que esses locais passam para dentro da sua casa. 

Mas, como fazer a decoração rústica? Quais são as principais características? 

Pensando em concentrar mais informações sobre a decoração rústica, vamos te explicar as principais características e como aplicá-las nos ambientes e espaços de sua casa. 

Claro, tudo isso trazendo o equilíbrio entre a sua personalidade, o seu projeto e esse estilo de decoração, para que os cômodos fiquem leves e aconchegantes. 

Principais características da decoração rústica

Tons terrosos

Pensando nos alaranjados, marrons, vermelhos e rosas, que são cores quentes, terrosas e que trazem ao ambiente uma sensação ainda maior de aconchego. 

Mas você pode ornar à decoração rústica outros tons, como branco, bege, cinza e até mesmo o preto, que combinam com madeira e outros metais que abrangem a decoração rústica. 

O uso de madeira

decoração rústica

A maior aliada a esse estilo de decoração, pois nos conecta diretamente à natureza, traz uma sensação de aconchego, além de ser naturalmente bonita e agradável ao olhar. 

A madeira é um material versátil, que pode ser utilizado em diferentes propostas, como móveis, acabamentos, objetos, pisos… A madeira traz vida de uma maneira diferente para o ambiente. 

Na decoração rústica, a proposta de utilizar madeira é ainda mais assertiva se trouxer uma pegada rústica, estando mais crua, sem muitos acabamentos – como no caso, a madeira de demolição. 

Trazer mais revestimentos naturais

Não é só a madeira que compõe a decoração rústica, viu? Outros elementos como pedras, tijolinho, bambu, vime… Todos os materiais com características mais rudimentares ajudam a construir o conceito rústico. 

Claro, deve-se colocar na balança os contrastes e o equilíbrio do ambiente, não é para inserir todas essas características em um só cômodo ou projeto. 

Mas dá para inovar e ainda assim deixar o seu ambiente acolhedor e simples, como na decoração rústica. 

Outra aposta incrível para ambientes rústicos é: invista em tecidos agradáveis ao toque, com fibras mais naturais ou o couro, que podem estar nos sofás, tapetes, cortinas ou almofadas. 

Não se esqueça da natureza na decoração

decoração rústica

Como dissemos, por ser algo que remete ao campo, à fazenda, ao rural, é importante inserirmos plantas nos nossos projetos para que a sensação de rústico  faça realmente sentido. 

Além do que as plantas dão ainda mais vida a qualquer espaço, e nos deixa ainda mais próximos à natureza.

Gostou dessas dicas de como incorporar a decoração rústica em sua casa? Então, não deixe de conferir a nossa seleção de móveis! Temos certeza que eles darão o toque de aconchego e acolhimento que só este estilo proporciona!

Venha conhecer a Móveis Gruber!  

Fonte:

Decoração rústica: aprenda o que é e suas principais características. Vobi. Acesso em 03 de maio de 2022. 

Cristian Diehl Cristian DiehlCristian Diehl é formado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda na FAG de Toledo/PR. Trabalhou em várias agências de marketing e tem um viés de design muito bem qualificado. No ano de 2016 uniu sua paixão pelo design com a criação de móveis exclusivos, e junto com seu sócio fundaram a Móveis Gruber.

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades