Mesa redonda: como escolher e decorar

Mesa redonda: como escolher e decorar

Pensando em comprar uma mesa redonda para chamar de sua? Algumas dicas para escolher e decorar podem te ajudar nessa missão!

É fato que existem vários tamanhos por aí, mas a mesa redonda tem seu charme especial. O móvel é bastante versátil, se encaixando perfeitamente em diversos ambientes, sejam eles formais ou descontraídos.

Inclusive, um ponto que torna a mesa redonda especial é justamente a falta de quinas. O fato torna o móvel bastante escolhido para ambientes pequenos, afinal, ajuda a otimizar e disponibilizar espaço para mais cadeiras em ocasiões especiais.

Bom, pode ser que essas informações já eram de seu conhecimento, afinal, já falamos sobre a mesa redonda por aqui. Sendo assim, hoje nosso foco vai ser: como escolher e decorar uma mesa redonda. Em meio a tanta variedade, este artigo irá te ajudar a fazer uma escolha certeira e deixar seu lar ainda mais bonito. Vamos lá?

Escolhendo sua mesa redonda

mesa redonda

Quando falamos em escolher mesa de jantar, muitas pessoas vão logo no modelo que mais lhe agradam. Não importa se é redonda, quadrada ou retangular, se o estilo do móvel é interessante, a compra é feita.

Entretanto, este é um grande erro, afinal, será que a mesa vai realmente se encaixar no espaço disponível que tem em sua casa? Assim, temos o primeiro quesito a se considerar no momento da escolha: o espaço.

O espaço é pequeno? Então, abrace isso! Procure montar um ambiente aconchegante e não tentar espremer uma mesa gigante, onde mal será possível andar. A mesa redonda funciona muito bem em ambientes pequenos e espaços em formato quadrado.

O móvel é capaz de criar um ambiente super aconchegante e intimista, aproximando as pessoas. Inclusive, ela é a melhor opção quando falamos na reunião de um grupo pequeno, de até 6 pessoas.

Entretanto, aqui vai um pequeno detalhe: cuidado com as mesas redondas muito grandes! Elas colocam uma distância muio grande entre as pessoas, o que dificulta diretamente na hora de se servir. Portanto, as opções com tampos de 100 a 120 cm são as melhores quando falamos em acomodar de 4 a 6 pessoas.

Outro ponto que não podemos deixar de citar é sobre o design. A sua escolha deve considerar o design também das cadeiras. Por isso, antes de fazer sua compra, vale colocar os dois móveis um ao lado do outro para ter certeza da combinação.

Quais as vantagens de uma mesa redonda?

mesa redonda

Bonita, interessante, adaptável, são algumas das vantagens encontradas quando falamos em uma mesa redonda. Mas não para por aí. Um ponto que tem muita relevância quando falamos na opção é o fato da mesma não ter quinas. Ou seja, uma excelente escolha para casas com crianças pequenas.

Além disso, o fato de ter, geralmente, apenas um pé centralizado também é uma grande vantagem. Isso porque, se torna possível ter uma flexibilidade maior quanto ao número de pessoas que pode se sentar a mesa. Chegou um convidado a mais? É simples adicionar mais um acento.

E a decoração?

sala de jantar

Por fim, não podemos deixar de citar um detalhe que faz toda a diferença para o ambiente: a decoração. Não existem muitos segredos quando falamos em decorar um ambiente com mesa redonda, mas é claro que alguns truques podem fazer a diferença. Então, algumas dicas, são:

  • Esculturas e vasos de plantas são bem-vindos. Assim, para deixar harmonioso, procure os deixar no centro da mesa;
  • Aqui, o menos é mais funciona muito bem! Por isso, evite excessos de enfeites sobre a mesa;
  • Apostar em um bom jogo americano faz toda a diferença para a decoração. Mas, para aproveitar melhor o espaço da mesa, escolha uma opção redonda;
  • Escolha também pratos em formato redondo, garantindo que eles conversem com o jogo americano escolhido anteriormente;
  • Não queremos que sua mesa fique sufocada. Por isso, evite acumular talheres, copos, pratos e demais utensílios de cozinha sobre o móvel;
  • Tapetes também são ótimas opções quando falamos em decoração. A dica para fazer uma escolha certeira é escolher um modelo redondo, mas mais amplo que a mesa. A recomendação é que o item tenha 50 centímetros de folga em cada lada, evitando que o tapete enrole e impeça a movimentação das cadeiras.

Enfim, anotou todas as dicas? Então, hora de ir às compras. Inclusive, se você está procurando uma opção de mesa redonda resistente e elegante, as opções em madeira são certeiras. Os móveis de madeira tem diferenciais únicos e se adapta com facilitada a todos os estilos de decoração.

Gostou do conteúdo? Então, aproveite para ler mais sobre os móveis da sala de jantar em nossos demais artigos!

FONTE

Mesa Redonda: +65 Modelos Lindos e Dicas de Como Usá-la. Viva Decora. Consultado em 24 de março de 2022.

Cristian Diehl Cristian DiehlCristian Diehl é formado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda na FAG de Toledo/PR. Trabalhou em várias agências de marketing e tem um viés de design muito bem qualificado. No ano de 2016 uniu sua paixão pelo design com a criação de móveis exclusivos, e junto com seu sócio fundaram a Móveis Gruber.

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades