Poltronas: estilos, dicas e inspirações

Poltronas: estilos, dicas e inspirações

Presentes nas salas, no quarto ou até mesmo no home office, as poltronas são aliadas da decoração e do conforto da sua casa! Venha conferir dicas de como utilizá-las.

Peças que sempre marcam a decoração com personalidade, as poltronas possuem diferentes estilos que podem combinar com a sua casa, e as possibilidades de uso são infinitas. 

As poltronas são muito queridas pelos amantes de decoração e design, pois apresentam um estilo único, aconchegante e até mesmo diferente para os ambientes. 

Para escolher uma boa poltrona para o seu ambiente, uma análise da decoração do restante do cômodo é indispensável. 

Assim, você escolhe um bom lugar para colocá-la, sem atrapalhar a funcionalidade do ambiente, tornando-o ainda mais bonito e confortável. 

Existem diversos estilos de poltronas, e vamos te apresentar alguns dos mais famosos, para te dar ideias para decorar o seu ambiente! 

Poltronas Estilo Clássico

poltrona-inspiração

O estilo clássico é um dos mais bonitos e elegantes. Inspirados nos períodos históricos imperiais, eles ainda são muito utilizados na decoração contemporânea. 

Trata-se de móveis com linhas retas, com pernas em anéis arredondados e aplicações ornamentais no encosto, formando uma espécie de coroa. 

Geralmente muito ornamentadas, atualmente contam com diferentes cores, tanto no estofado, quanto na madeira que as contorna, mas com revestimentos nobres. 

Elas garantem total charme em ambientes internos, como salas de estar ou quartos. Além disso, podem compor o ambiente e trazer mais conforto para os seus convidados. 

Poltronas Vintage e Retrô

poltrona-inspiração

Inspiradas no tempo de vanguarda modernista, as poltronas que seguem esse estilo são tendência, pois focam em funcionalidade mais do que no aspecto decorativo em si. 

Possuem um design simples e versátil, com estampas geométricas e ângulos mais arredondados. Inclusive, podemos encontrar opções baseadas no automobilismo, sabia?

Mas, como existem diversos modelos, você pode apostar nas poltronas vintages em ambientes internos e externos, para compor a sua decoração. 

Estilo Moderno 

poltrona-inspiração

A maior característica das peças desta categoria é: qualquer estilo pode ser utilizado na decoração, desde que haja coerência. 

As poltronas que representam esse estilo baseiam-se em elementos artesanais, com simplicidade, conforto e funcionalidade. 

Seus padrões são mais abstratos, mas seus tecidos e revestimentos são mais sóbrios e lisos. 

Então, agora que você já conhece os estilos de decoração mais famosos, vamos te ajudar com dicas de como utilizar uma poltrona em sua decoração! 

Poltronas em ambientes pequenos 

Já pensou em trocar o seu sofá grande, por 2 poltronas confortáveis? Ou até investir em um sofá menor, mas com uma poltrona de apoio ao lado? 

Assim, a função de conforto e de espaço continua, mas sem ocupar desnecessariamente o seu cômodo, ainda garantindo conforto. 

Onde usar: ambiente interno ou externo? 

Então, se você está buscando poltronas para ambientes internos, apostar em revestimentos macios, confortáveis, que “abracem” quem senta, é sempre uma ótima saída. 

Principalmente por não ter que se preocupar com os obstáculos do clima, como ventos, sol ou chuva, que podem deteriorar a sua poltrona. 

Agora, em um ambiente externo, essa preocupação é um alerta! Se for investir em poltronas para sua varanda ou área de lazer, busque tecidos impermeáveis e madeiras maciças, com acabamentos em verniz, que vão durar além do clima!

Enfim, gostou das dicas que demos sobre poltronas? Agora ficou muito mais fácil escolher a poltrona certa para a sua decoração!

No blog da Móveis Gruber, você encontra muito mais dicas de móveis e decoração! Venha conferir. 

Fonte: 

Do clássico ao moderno, três estilos de poltronas para casa. Exame. Acesso em 11 de maio de 2022. 

Cristian Diehl Cristian DiehlCristian Diehl é formado em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda na FAG de Toledo/PR. Trabalhou em várias agências de marketing e tem um viés de design muito bem qualificado. No ano de 2016 uniu sua paixão pelo design com a criação de móveis exclusivos, e junto com seu sócio fundaram a Móveis Gruber.

Comentários

Cadastre-se e receba nossas novidades